Sobre

Vendo o sistema como um todo

Negócios constroem os sistemas do mundo.

Podemos aprender a construí-los mais fortes e resilientes?

A Holonomics ajuda os negócios a enxergarem mais longe e a se prepararem para construir sistemas mais fortes e resilientes frente a um mundo em constante mudança.

O século XX nos deu inovação em ritmo acelerado em novos sistemas tecnológicos. Em apenas 70 anos, passamos da primeira aeronave tripulada para uma rede global de viagens aéreas a jato. Do computador de Alan Turing, que quebrou o código na Segunda Guerra Mundial, em 1945, ao Windows 95, em apenas cinco décadas. Foram necessários treze anos e US$ 2,7 bilhões para decodificar o genoma humano. Três décadas depois, você pode aprender o código da sua vida em dois dias por US$ 200.

Os negócios adotam novas tecnologias e as integram em novos sistemas de maneira cada vez mais rápida e eficiente. Mas o que construímos rápido, não construímos forte.

Holonomics se baseia em décadas de pesquisa e aprendizado para entender o que torna os sistemas resilientes e fortes. Sobre esse assunto escrevemos o livro Holonomics, Business Where People and Planet Matter. À medida que desenvolvemos uma compreensão cada vez mais profunda dos sistemas do mundo, aprendemos que, para construir sistemas mais fortes, precisamos primeiro aprender a ver o sistema como um todo.

A Nova Oportunidade

Nos anos 90, as evidências das mudanças climáticas eram esmagadoras. Mas muitas empresas ignoraram a ciência.

“Várias novas oportunidades aguardam negócios que enxergam mais longe e pensam mais profundamente, para construir sistemas mais fortes.”

Apenas nos três primeiros meses de 2020, o vírus da covid-19, junto com os impactos da atividade humana em todo o mundo, causaram imensa tensão ao nosso sistema econômico global. Os custos serão contados por gerações futuras.

O sistema de transporte aéreo que construímos ao longo de sete décadas foi imobilizado em duas semanas por uma pandemia previsível.

O sistema de tecnologia da informação que construímos na década de 1990 é, na década de 2020, um labirinto suscetível a falhas de segurança e invasões de privacidade de dados.

O sistema de testes de genoma que temos hoje ainda não produziu resultados, os tratamentos genéticos prometidos permanecem sempre a “apenas uma década de distância”.

O que construímos rapidamente no século XX, devemos reconstruir forte no século XXI. Novas oportunidades aguardam negócios que enxergam mais longe e pensam mais profundamente, para construir sistemas mais fortes.

Os negócios constroem os sistemas do mundo.

A Holonomics trabalha com líderes empresariais que acreditam que os sistemas do mundo podem ser fortalecidos. E que o sucesso de seus negócios depende da construção desses sistemas.

O século XX ensinou os negócios a serem rápidos e a buscarem rapidez. Procuramos retornos de curto prazo em detrimento a ganhos de longo prazo. Aprendemos a priorizar a eficiência ao invés da resiliência. Nós nos movemos rápido e quebramos as coisas.

Hoje, a oportunidade para os negócios é avançar na construção de sistemas novos e fortes para os desafios das sociedades.

Entendemos os desafios que os líderes e organizações enfrentam, desde a necessidade de conquistar a confiança dos investidores, até preparar os colaboradores em toda a organização. Nossa pesquisa e experiência especializada estão aqui para ajudá-lo a se preparar para enfrentar seus desafios.

Novos sistemas fortes para o século XXI.

A automação e a inteligência artificial transformarão radicalmente a forma como produtos e serviços são criados. Os novos e fortes sistemas construídos sobre a base da IA não eliminarão os trabalhadores humanos. Muito pelo contrário. A lição proveniente do estudo de jogos como Chess and Go, nos mostra que a IA criará novos tipos de trabalho humano para combinar a criatividade humana com o aprendizado da máquina.

Os recursos energéticos dos combustíveis fósseis ficarão mais baratos. Mas o potencial ilimitado da energia sustentável tornará caro mesmo esse baixo custo dos combustíveis fósseis. As empresas têm uma oportunidade única de criar novos sistemas em torno dos recursos ilimitados de energia desbloqueados pela revolução verde, para ver mais longe e pensar mais profundamente no futuro da energia pós-escassez.

As revoluções no local de trabalho impulsionadas pela Internet ecoarão pela sociedade. As cidades metropolitanas podem ficar vazias, pois os funcionários online escolhem vidas mais saudáveis em novas comunidades. As novas profissões criativas mudarão fundamentalmente o que compramos e porquê. Somente a partir de uma consciência maior sobre o impacto sistêmico que essas mudanças produzirão é que as marcas podem ser construídas de forma a realmente atender às novas demandas.

O século XXI é rico em oportunidades para os negócios que possuem a visão de construir novos sistemas fortes.

Ajudando os negócios a verem o sistema como um todo.

A prática da abordagem Holonomics nasceu de anos de pesquisa em teoria de sistemas complexos e da experiência em organizações e projetos de transformação. Trabalhamos em todos os níveis, desde a definição da estratégia do C-suite até a preparação das equipes para a plena execução da estratégia.

As escolhas de negócios são feitas a partir de uma rede muito complexa de sistemas concorrentes. Emoção humana, pressões sociais, múltiplas fontes de dados e modelos de negócios, os impulsos e ambições dos indivíduos em conflito com as forças da história e do progresso.

O ethos de Holonomics, em meio a essa complexidade, é ajudar as empresas a verem todo o sistema a que fazem parte e desenvolvem.

“No século XXI, as melhores decisões para os negócios também são as melhores para o planeta e a humanidade”.

Quando olhamos mais longe e pensamos mais profundamente, para visualizar novos sistemas fortes para o mundo, vemos que esses sistemas também são aqueles que melhor servem à vida humana em nosso planeta.

A Holonomics acredita que, no século XXI, as melhores decisões para os negócios também são as melhores para o planeta e seu povo.

Todos os dias aprendemos com líderes que estão construindo novos sistemas fortes para a vida humana em nosso planeta. Você quer construir um mundo mais forte, e nós estamos com você nesse trabalho.